Postagens mais visitadas

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Visita Técnica a Usina São José

No último 19 de dezembro foi realizada visita técnica a Usina São José Agroindustrial, organizada pela Profª Angélica Valois, da disciplina Controle de Plantas Invasoras, do Curso de Agronomia, contando com a colaboração dos Professores: Romero Falcão Bezerra de Vasconcelos e Veronildo Souza de Oliveira, da área de Mecânica e Mecanização Agrícola, do Departamento de Engenharia Agrícola da UFRPE. Os alunos e professores foram recepcionados pelo Engenheiros Agrônomos: Antônio José Barros Lima, Coordenador de Tratos Culturais e P&D e Danúbio Hilário Ferreira da Silva, responsável pela mecanização agrícola na Usina. Após uma rápida apresentação das operações agrícolas desenvolvidas na Usina, através de vídeo, os alunos foram acompanhar a colheita mecanizada em uma área de tabuleiro. 


No local, os alunos puderam observar a colheita mecanizada realizada por uma colhedora John Deere, acompanhado por trator e carreta de transbordo de cana e o transbordo da cana picada da carreta para o reboque transportador.



Em seguida, foi realizada  uma apresentação de Tecnologia de Aplicação, com equipamentos utilizados na aplicação de herbicidas, com pratica de regulagem de vazão, velocidade e pressão de serviço. Foram apresentados os equipamentos a pressão constante e pulverizador de barras. Os alunos puderam tirar suas dúvidas quanto ao desenvolvimento das aplicações e os tipos de produtos utilizados na Usina.














Depois do almoço oferecido pela Usina São José, a turma foi para Carpina, conhecer a central de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxico, mantida pela ARPAN - Associação dos Revendedores dos Produtos Agropecuários do Nordeste. 
 A Legislação Federal (Lei 9.974 / 2000 e Decreto 4.074 / 2002) determina que a destinação correta das embalagens vazias de Agrotóxicos cabe a todos os agentes atuantes na produção agrícola: agricultores, canais de distribuição/ cooperativas, indústria fabricante e poder público. As embalagens são prensadas por tipo de material e quando atingem 3500 toneladas o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de embalagens Vazias) providencie o transporte para o destino final (reciclagem ou incineração).









Turmas SA1 e SA3, do 5º período do Curso de Agronomia da UFRPE, das disciplinas: Controle de Plantas Invasoras e Máquinas e Implementos Agrícolas.










Nenhum comentário:

Postar um comentário