AGRICULTURA DIGITAL
Segundo a ONU, no dia 16 de novembro de 2022, atingimos uma população mundial de 8 bilhões de seres humanos. A perspectiva para 2050 é que sejamos mais de 9,8 bilhões de humanos residindo neste planeta, que, até onde sabemos, é o único que pode ser habitado sem artifícios tecnológicos. O desafio para a agricultura é justamente o de como atender a quase dois bilhões a mais de pessoas que precisam de alimentos para a sua sobrevivência, pois temos menos de 27 anos para atingirmos essa população. Todos falam que a resposta será dada pelos avanços tecnológicos, apostando nas inovações da chamado agricultura digital ou Agricultura 4.0.
Depois da revolução verde, em 1970, passando pelo agricultura de precisão, nos anos 90, a Agricultura Digital desponta como um conjunto de tecnologias a serviço do homem, com o objetivo de racionalizar insumos e maquinário, otimizar processos produtivos, visando produzir mais utilizando menos.
Agricultura Digital - é um conjunto de tecnologias que, de forma integrada e avançada, auxilia o agricultor a tomada de decisões assertativas, com base em dados, envolvendo toda a cadeia produtiva desde a implantação da cultura, com o preparo do solo até a colheita.
Na agricultura Digital a automação é uma realidade, assim como a robótica e o uso dos sensores de solo, da planta e do clima. A conectividade desses tecnologias produz uma enorme quantidade de dados, que alimentam redes neurais, subsidiando inteligências artificiais nos processos de tomadas de decisão.
Com a ajuda dessas tecnologias, os agricultores podem gerenciar melhor suas colheitas, solo e água, reduzir o desperdício, aumentar a produtividade e otimizar o uso de recursos. Além disso, o uso de soluções digitais também está ajudando a estreitar a distância entre as áreas urbanas e rurais, permitindo uma melhor comunicação, acesso à informação e tomadas de decisão mais informadas. À medida que a demanda por alimentos e recursos continua a crescer, a agricultura digital está se tornando cada vez mais importante e, provavelmente, desempenhará um papel ainda maior na definição do futuro da agricultura.
Dificuldades
Para muitos agricultores a adoção da Agricultura digital ainda está longe, pois depende de recursos (crédito), mão-de-obra especializada, sem considerar que apenas 28% dos empreendimentos rurais têm acesso a internet, segundo IBGE(2017).
Nenhum comentário:
Postar um comentário